quarta-feira, 7 de maio de 2008

Sociedade Digital


RESUMO

O artigo retrata a aprendizagem dentro e fora da escola através da Tecnologia da Informação Comunicação de base informática e digital, principalmente a internet.
Como objetivo o artigo tende a identificar categorias essenciais inerentes à construção pessoa/cidadão digital, a partir das vivencias e experiências, para além dos aspectos didáticos na utilização das novas tecnologias, concluem-se as preocupações e aspectos sociais do pensar, educação/formação tendo em vista equivalência na criação e ação.


Palavra-Chave: Tecnologia da Informação e comunicação, Internet, Educação, Escola, Pessoa ser Digital, Sociedade Tecnologia Digital.


1. INTRODUÇÃO

Centra-se na problemática articulada nas implicações da vivência e da experiência na utilização da Tecnologia da Informação e comunicação na construção da pessoa/cidadão digital numa perspectiva educativa.
Este trabalho corresponde, ao interesse social na Tecnologia da Informação e Comunicação na Sociedade em geral e na Educação em particular, à procura da motivação, interesse e curiosidade como investigador, sobretudo no que se diz respeito à compreensão das dimensões da pessoa/cidadão digital.

2. AS NOVAS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SÃO EFETIVAMENTE INFRA-ESTRUTURANTE

As características da Tecnologia da Informação e Comunicação proporcionam possibilidades de conhecimento, comunicação intensa na escola global e, sobretudo com o desenvolvimento da internet.
Para Manoel Castells, (2002) relata que vivemos uma nova “economia informacional”. Vivenciamos a experiência de inúmeras novidades na “era do acesso” (Jeremy Rifkin,2001).
Para Edgar Morin (2002) As novas relações com a informação, o saber e o conhecimento. A Tecnologia da Informação e comunicação baseia-se numa perspectiva educacional em análises simplistas da realidade.
Segundo Morin (2000) Ainda não compreendeu em profundidade a realidade perceptível que é a “contaminação” das novas tecnologias acarrete tornar-se digitais de forma mais ou menos acelerada o que exige um homem capaz de lidar com o global.
Segundo Lévy (2000) Não são os pobres que são contra a internet, mas as posições do poder, privilégios e monopólios que são ameaçados com o aparecimento das novas configurações.

3. AS INFLUÊNCIAS DAS NOVAS TIC E O SER DIGITAL

Os sujeitos que não utilizam freqüentemente das novas TIC são influenciados de forma direta ou indireta pela sociedade de tecnologia na medida em que existem pessoas e instituições (nas escolas, nas empresas, nos centros de cursos, na sociedade) que funcionam como mediadores envolvidos numa cultura informacional e comunicacional que emerge das redes de informação de ação, de pensamento e de comunicação.
Ser digital implica num sentido holístico, integrada num contexto material mais ou menos favorável a essa utopia de ser/torna-se digital. Mesmo quando consideramos as necessidades de conhecimento técnico de domínio sobre hardware e o software.
Segundo Negroponte (1996) constata que a evolução tecnológica chegou a um ponto em que ocorreram as grandes mudanças nos computadores e nas telecomunicações.

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Em conclusão, de um modo geral, os autores apresentam, dentro de suas singularidades, uma postura prudente e sensível em relação ao outro, mostrando compreender que a internet é utilizada por todo o tipo de pessoa, as bem ou mal intencionadas, podendo-se considerar que, das suas praticas controladas, emerge uma consciência de que o relacionamento on-line requer comportamentos controlados que diminuam os riscos.

BIBLIOGRAFIA

Castell, Manuel (2002), A Sociedade em Rede, Volume I A Era da Informação: Economia, Sociedade, Cultura, Lisboa, Didática Editora, PP.115-144
Rifkin, Jeremy (2001), A Era do Acesso - A transição de mercados convencionais para networks e o nascimento de uma nova economia, São Paulo, Makron Books (edição original 2000)
Morin, Edgar (2000), Les Sept Savoris Nécessaires à Èducation du Futur, Paris, Sueli (edição original Unesco, 1999)
Lévy, Pierre (2000), Cibercultura, Lisboa, Instituto Piaget (edição original 1997)
Negroponte, Nicholas (1996), Ser Digital, Lisboa, Editorial Caminho (edição original 1995)
TORNA-SE PESSOA E CIDADÃO DIGITAL. Disponível em: Tese_jtpv1.pdf - Lisboa 2004

5 comentários:

Gustavo Henrique dos Santos disse...

Parabéns pelo novo blog! Agora é começar a publicar.

Gustavo Henrique dos Santos disse...

As potencialidades das TIC na educação parecem e precisam ser foco de políticas públicas comprometidas com a inclusão social e digital.

Thayse Tamar disse...

Oi Jack!!PArabéns pelo seu blog!Realmente a sociedade digital só pode começar pela escola, não é mesmo?

Karla Monteiro disse...

Olá, Jacqueline. Educação e tecnologias digitais... ótima a sua escolha por esse tema. Também escrevi sobre algo bem parecido e vi o quanto é importante incluir o mundo digital nas escolas. Parabéns!!!!

Gustavo Henrique dos Santos disse...

o Resumo sobre SOCIEDADE DIGITAL elaborada por Jaqueline Tavares,trata de um tema atual e dinâmico que aborda sobre a nossa sociedade no mundo digital,inclusive sobre a exclusão/inclusão digital,onde o foco central baseia-se na educação básica de toda e qualquer sociedade,como forma do ser humano crescer nos campos da informação e comunicação.