sábado, 24 de maio de 2008

MARKETING DIGITAL EM BIBLIOTECAS


RESUMO

O trabalho trata da utilização do marketing e de que forma pode ser trabalhado no marketing digital. Também relata o histórico das bibliotecas, suas missões e transformações através dos tempos. Procurando esclarecer finalidade e aplicações do marketing digital em bibliotecas pelos seus gestores em suas funções gerenciais

Palavras-Chave: Marketing, marketing digital, marketing digital em bibliotecas.

1. INTRODUÇÃO
Este artigo se propõe atuar nas bibliotecas em sua criação, organização e disseminação da informação. Vindo incorporar novos conceitos e novas práticas como estratégia para sobreviver às mudanças das tecnologias da informação e da comunicação.
Segundo BETTIOL, (2003, p.12) A biblioteca é concebida por excelência, não como um “cemitério de livros”, mas como uma adega do saber, onde cada um se serve das idéias e as como são utilizadas.
Neste contexto se identificou que o marketing, adentrou no espaço gerencial da biblioteca. E desta forma o marketing digital vem se apresentando a fim de atender a uma nova demanda e ao novo perfil do usuário, que está cada vez mais exigente.
O presente trabalho tem como objetivo conceituar, identificar e verificar a aplicação do marketing digital na gestão das unidades de informação, a partir de uma pesquisa bibliográfica que esta distribuída em três momentos. O primeiro aborda a biblioteca, com um breve histórico, o segundo tratam do marketing na Ciência da Informação e o terceiro comenta sobre o marketing digital e sua aplicação em bibliotecas.

2. A BIBLIOTECA: BREVE HISTORICO

As bibliotecas, em sua caminhada antecedem-se ao livro, surgiram no momento em que a humanidade começava a dominar a escrita.
Os acervos das bibliotecas surgiram como minerais, com obras em papiros e argilas. Logo após vieram as bibliotecas vegetais e animais, com obras em papiros e pergaminhos.
As transformações sofridas pelas bibliotecas foram gradativas e simultâneas às transformações políticas, sociais e econômicas da sociedade, como vem ocorrendo à evolução dos
homens, que continua e continuará a ocorrer.

3. MARKETING NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

O marketing pode ser conceituado como atividade dirigida para satisfação das necessidades e desejos do consumidor, mediante a utilização de bens e serviços.
Segundo COBRA (2004, p.4) A sua definição sobre marketing, consiste num conjunto de estratégias utilizadas numa empresa, com o objetivo de intensificar a demanda dos seus produtos ou serviços...
O marketing “sempre gira em torno de duas finalidades: consiste em detectar oportunidades de mercado. A outra finalidade consiste em preencher essas demandas com o mínimo de recursos e custos operacionais”. (RICHERS, 1990, p.135).
No campo da Ciência da Informação, Baptista (2004, p.50) evidencia que:
“Muitas pesquisas tem mostrado a necessidade de entender as motivações das pessoas no tato de satisfazer suas necessidades individuais. No caso das Unidades de Informação, é necessário definir seu comportamento informacional, quais são suas percepções, atitudes e tomadas de decisão”. (BAPTISTA, 2004, P.50)

É dentro das perspectivas de direcionar as atividades, produtos e serviços às características e necessidade individuais de cada usuário, que o marketing digital se apresenta, com o intuito de acompanhar e entender com precisão os hábitos do usuário, adaptando as tecnologias às necessidades previamente identificadas.

4. MARKETING DIGITAL E SUA APLICAÇÃO EM BIBLIOTECAS

Na sociedade da informação, as utilizações do computador e de todas as outras tecnologias facilitam atividades do ser humano, modificam ou modificarão constantemente o campo de atuação das organizações, independente da sua área de atuação.
No caso das bibliotecas, conforme Figueiredo (1996, p.90) evidencia
“A indústria on-line teve inicio da década de 70, com a produção de catálogos, que consistiam em citações bibliográficas e índices extraídos de listas de vocábulos controlados. Devido aos custos, começaram a existir os resumos. E os usuários passaram a busca pela informação original, sendo oferecida on-line”.

Segundo Abrhan apud Aranha (2000, p.85) uma série de mudanças sem ocorrendo na gestão das bibliotecas.
“Na gestão das bibliotecas será feita a transferência do foco no acervo para o foco no usuário em seu comportamento. Os profissionais deixaram de serem porteiros (gatekeepers), meros organizadores do acesso às estantes para serem portais (gateways) isto é, auditores de fonte interna.

O marketing digital deve selecionar as ações que melhor atendem às necessidades dos usuários, utilizando as tecnologias como ferramentas básicas para melhorar a prestação de serviços, e ainda, o profissional da informação deve ter em mente o seu papel de disseminador da informação, e utilizá-lo de forma coerente, adequando-se às mudanças e implementando modelos eficazes centrados no planejamento de produto e serviços voltados aos usuários.

CONCLUSÃO

Em pouco tempo, a internet tornou-se um fenômeno singular entendido como uma ferramenta estratégica na sociedade atual.
Cabe ressaltar que o marketing digital será uma das ferramentas que irá percorrer entre o usuário e a biblioteca, devendo ser considerado a motivante na forma de dinamizar as atividades, produtos e serviços da bibliografia.
O marketing digital voltado às bibliotecas promove e sustenta a gestão do conhecimento, que coleta, organiza e compartilha informações com o propósito de reforçar a importância da informação na Sociedade da Informação.

BIBLIOGRAFIA

ARANHA, Francisco. E-service em bibliotecas: geração de valor para pesquisadores por meio da cooperação indireta. RAE: Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 40, n. 4, p.84-93, out./dez. 2000. Disponível em: <>. Acesso em: 20 abr. 2007.

BAPTISTA, Sofia Galvão. A importância sobre a imagem organizacional para as unidades de informação e para seus gestores. Biblios – Revista Electrónica de Bibliotecología, Archivología y Museologia. Peru, v. 5, n. 18/19, p. 48-59, abr./set. 2004.

COBRA, Marcos. Marketing básico: uma abordagem brasileira. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1997.

FIGUEIREDO, Nice Menezes de. Textos avançados em referência & informação. São Paulo: Pólis: APB, 1996.

RICHERS, Raimar. O que é marketing. In: ALBORNOZ, Suzana; RICHERS, Raimar; RICHERS, Raimar. O que é trabalho, o que é empresa, o que é marketing. São Paulo: Círculo do Livro, 1990.

MARKETING DIGITAL EM BIBLIOTECAS. Disponível em:.Acesso em: 22 Maio. 2008.

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